quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que significa ser financeiramente independente?

Afinal o que isso significa?
Você já deve ter lido em diversos posts aqui no blog da MR essa expressão.
Já citei inúmeras vezes que meu grande sonho é ser independente financeiramente, porém muitas de vocês devem estar se perguntando, o que realmente isso significa?

Então hoje fiz um post especial para vocês, explicando esse assunto.

Conseguimos conquistar a tão sonhada independência financeira quando nossas receitas ultrapassam nossas despesas.

Isso quer dizer, que durante um mês entra mais dinheiro em nossa conta do que sai dela, sem termos que trabalhar para isso.

Quando somos idenpendentes financeiramente conseguimos manter o nosso padrão de vida sem termos que ser escravas do trabalho. Pagamos nossas contas com os rendimentos provenientes dos nossos investimentos.


Quanto preciso para me aposentar?
A resposta dessa pergunta é relativa, parte do princípio de qual é o padrão de vida que você deseja manter.

Para uma pessoa que se mantém com os quesitos básicos, como moradia, transporte, alimentação, etc precisará de uma quantia menor de entradas por mês do que aquela que deseja ter um pouco mais de luxo.

Isso dependerá das suas necessidades e desejos.


O que fazer para eu me aposentar?
Segundo o livro Mulher Rica, a fórmula é a seguinte:

“Compro ativos que geram fluxo de caixa. O fluxo de caixa proveniente de meus ativos paga minhas despesas mensais. Depois que o fluxo de caixa proporcionado por meus ativos igualou ou ultrapassou minhas despesas mensais, tornei-me financeiramente livre. Sou financeiramente livre porque meus ativos continuam gerando fluxo de caixa e trabalhando para mim. Eu mesma não preciso mais trabalhar por dinheiro.”

Exemplo: Se sua despesa mensal é de R$ 2.000,00 você precisa fazer com que os rendimentos de seus investimentos se igualem ou ultrapassem esse valor com entradas mensais.

Você pode ter imóveis para alugar, o valor pago pelo inquilino é um ativo que contabiliza uma entrada mensal.

Há diversas formas de investimentos para você buscar essa independência, em um outro post falarei um pouco mais de algumas opções.


Quando eu me aposentar, devo parar de trabalhar?
Isso é uma escolha pessoal, se você acredita que vive bem com o que já conquistou, talvez seja a hora de curtir um pouco a vida e descansar, mas se você deseja aumentar seu patrimônio e seu padrão de vida ou até mesmo deseja realizar um sonho profissional, você pode trabalhar no que desejar e no que realmente goste de fazer, pois agora não será por obrigação e sim por puro prazer.

É isso que quer dizer ser financeiramente independente, é fazer seu dinheiro trabalhar por você enquanto aproveita a vida viajando, estudando, praticando esportes... sendo feliz!!!



Espero que tenham entendido e que isso tb tenha despertado em vocês um grande interesse!
Vamos juntas buscar nossa independência!!!

Grande beijo!!!!!
Fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estar aqui significa que você já deu o primeiro passo em busca da sua independência financeira.
Muito obrigada pela sua participação!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...