quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dinheiro compra felicidade?

Olá amadas leitoras, hoje trago uma postagem muito curiosa que encontrei lendo Mulheres em Ação!

Aproveitem a leitura queridas!

Beijinhos

Surpreenda-se: a felicidade pode atrair dinheiro para sua vida 

 


Se você é daqueles que acha que dinheiro compra tudo, até felicidade, prepare-se para uma surpresa. Pesquisas realizadas recentemente encontraram níveis de felicidade muito parecidos entre pessoas muito, muito, ricas e entre os membros da tribo africana dos Masai, uma das mais tradicionais do Quênia. Se você nem imagina como é a vida nessa tribo, eu explico. O jovem masai, para ser aceito como adulto, deve combater um leão até a morte utilizando apenas uma espada, sem qualquer tipo de escudo ou arma de fogo. Pois é, a vida entre os masai não é exatamente uma moleza.

Para os pesquisadoresda Universidade de Michigan, envolvidos nesse estudo, uma possível explicação para os resultados que encontraram tem a ver com o fato de que o cérebro humano se acostuma facilmente às experiências positivas. Por isso, receber um aumento de salário ou uma herança generosa é percebido inicialmente pelo cérebro como um acontecimento feliz. O problema, no entanto, é que com o passar do tempo a emoção inicial perde força e impacto. Perde a graça.

E tem mais. De acordo com os pesquisadores, o modo como as pessoas gastam o dinheiro pode inclusive torná-las mais infelizes. Quer um exemplo? Vamos imaginar que você seja uma dessas pessoas que adora viver cercado de gente. Num dia de sorte ganha na mega-sena, sozinho, um prêmio acumulado de seis meses. Gostou? O que você faria com o dinheiro? Em primeiro lugar largaria o emprego, certo? Em segundo lugar, provavelmente comprasse uma super mansão, em algum lugar afastado, elegante, bem longe dos olhares de vizinhos bisbilhoteiros. Acertei? Então diga: quanto tempo você acha que suportaria todo esse isolamento- sem amigos nem vizinhos, desconfiando do súbito afetodos parentes- antes de cair em profunda depressão?


Por fim, a pesquisa apresentou uma outra conclusão, ainda mais interessante: existe sim uma relação entre felicidade e dinheiro. As pessoas que se sentem mais felizes tendem a ter mais sucesso financeiro no decorrer da vida. Ou seja, não é o dinheiro que compra a felicidade. É a felicidade que atrai dinheiro para a vida da gente.




* Cássia D'Aquino é especialista em educação financeira

2 comentários:

  1. Interessante o post, isso me remota a quando assisti o DVD "O Segredo" há uns anos, por sinal muito bom! realmente muita coisa que tem lá funciona, outras coisas são viajadas demais e se percebe uma alta dosagem de marketing para vender, mas, como tudo na vida a gente deve sempre separar o que nos faz crescer e é bom do que não nos serve, não é verdade?

    Mas a gente sempre atrai o que a gente mesmo é ou está sentindo, isso eu comprovei, a gente atrai pessoas, oportunidades, ocasiões, etc.. uma delas eu acredito que tenha sido este blog! Pois passo por um momento muito difícil em minha vida, sentimentalmente e financeiramente.. mas não posso deixar de acreditar e graças a Deus eu não consigo deixar de ter fé e ele sempre coloca a minha frente ferramentas para eu aprender!

    Essa pesquisa também me faz lembrar uma situação empírica pela qual eu passei\passo.. Mesmo sem dinheiro, o simples fato de um sábado (ou um dia qualquer)de uma manhã ensolarada a beira de um rio ou com uma compahia muito boa me traz muita felicidade, talvez a mesma ou até maior do que a de ganhar uma bolada, ou um aumento, etc.. Enfim, coisas estranhas... :D
    Abraços e vamo em frente!

    ResponderExcluir
  2. Oláá,

    Eu adoro receber essas participações no blog, fico realmente muitooo feliz!

    Quero te dizer que aproveites ao máximo toda essa dificuldade, viva intesamente esse momento, tire tudo de bom que possas tirar dessa situação, veja esse momento como um ótimo período de aprendizadem.

    Observe onde foi que você errou, o que poderia ter sido diferente e comece a trabalhar para sair dessa crise.

    A vida é cheia de tombos e tropeços, em cada um deles temos que tirar alguma lição, enquanto vivermos não deixaremos de cair, porém se vermos o lado bom, por mais difícil que seja, começaremos a levantar mais rápido e a lidar melhor com tudo isso!

    Sigas tendo fé em Deus! Sem dúvidas é nosso melhor amigo!

    Fiques firme viu?!
    E volte semrpe!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Estar aqui significa que você já deu o primeiro passo em busca da sua independência financeira.
Muito obrigada pela sua participação!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...