quarta-feira, 10 de abril de 2013

Economizando com a alimentação!

Uma área que merece muito a nossa atenção nas finanças é a alimentação.
Que comida é fundamental para nossa sobrevivência, isso não temos nem o que comentar, porém cometemos muitos excessos nessa área não é mesmo?! Entre todos os excessos, o que vamos falar hoje é financeiro. 
Como está a organização dos teus gastos com alimentação?

Meninas, essa é uma área em que vocês podem fazer muitos cortes e equilibrar bastante os gastos. No decorrer do post vocês verão o quanto “perdemos dinheiro” por não pesquisarmos, por não sabermos comprar, etc. Acompanhem-me e vejam como economizar com a alimentação.
Fique atenta!!!
O primeiro vilão do bolso com a alimentação é comer fora de casa. Aqueles lanchinhos diários, jantares, cafés da manhã... Roubam um tantão do nosso orçamento.

As pessoas que vivem em grandes cidades, que trabalham longe de casa, por necessidade, precisam fazer algumas refeições na rua, porém até mesmo essas pessoas conseguem encontrar alternativas para economizar com a alimentação.
No meu caso, que moro em São Paulo e trabalho longe de casa, em Alphaville, para ganhar tempo tomo café da manhã no trabalho, mas para economizar meu rico dinheirinho eu preparo em casa e levo meu lanche. Procuro caprichar na alimentação, geralmente levo pães e frutas. 
Eu almoço em restaurantes, utilizando o Vale Refeição que a empresa fornece, para quem também recebe o vale, a dica é sempre gastar no máximo o valor diário do seu benefício e fazê-lo durar o mês inteiro evitando que você tenha que pagar do próprio bolso. 
Se o valor que você recebe por dia não acompanha os valores de uma boa refeição na região que você trabalha, a dica é ter criatividade, complemente a refeição com lanches que você traz de casa ou até mesmo prepare a sua marmita em alguns dias para compensar.
Para quem consegue almoçar em casa, sem dúvidas é a melhor opção, você consegue ter uma alimentação mais completa e saudável e ainda por cima mais econômica. Nesse caso vai exigir de você algumas habilidades na cozinha, eu não sou nenhum exemplo de cozinheira, mas sempre que necessário acabo inventando algumas receitinhas e consigo me virar. Pela economia vale a pena esse esforço.
Pesquisas indicam que comer fora, contribui para a obesidade. Acho que esse é um outro bom motivo para você evitar de comer na rua né?!

Dica nº 1:Tente aproveitar ao máximo os alimentos que você tem em casa, tudo pode ser útil se você usar sua criatividade. Invente novas receitas, seja ousada na cozinha, além de ser saudável para o bolso você deixará de desperdiçar alimentos reaproveitando-os.

Dica nº 2:Especifique dias para ir as compras, determine um dia da semana para fazê-las. Isso ajuda você a comprar o que é realmente necessário e não correr o risco de toda vez que vai as compras voltar com mais do que planejava.  Mas tenha noção do que realmente é necessário, a ideia é que não falte nada e nem que os alimentos se estraguem. Faça com o que as compras semanais sejam bem aproveitadas.
Dica nº 3:Planeje as suas compras, tenha um lugar acessível para que você vá anotando conforme for verificando a necessidade de repor algum produto, faça essa listinha e esteja com ela na hora de ir às compras no supermercado, na feira... Isso evita que você deixe de comprar o que é essencial e acabe comprando coisas supérfluas, afinal você tem um planejamento a seguir. Dessa forma você economiza tempo e dinheiro! Que perfeito né?!
Dica nº 4:Fazer pesquisas nos supermercados próximos a sua casa ou próximos ao seu trabalho pode ajudar você a economizar uma boa quantia, os valores de alguns produtos podem variar bastante de um supermercado para o outro, guardar as notinhas e fazer a comparação deixa você preparada e por dentro de onde está mais barato de se fazer as compras.

Dica nº 5:Ir a feiras de rua é uma ótima opção, se você conseguir chegar ao final delas, consegue comprar algumas frutas e verduras em bom estado por um bom preço. 

Dica nº 6:Não vá as compras com fome! Faça uma refeição antes de ir fazer suas compras semanais, isso vai evitar que você acabe comprando alimentos influenciada pelo seu apetite.
Gostaria de propor a vocês que tentem colocar essas dicas em prática por no mínimo uma semana e compare o quanto você conseguiu economizar. Reduza seus gastos semanais com alimentos e aproveite para guardar essa diferença, e assim engordar o cofrinho, que deve ser a única coisa gorda na sua vida. 
Não deixe de compartilhar essas dicas com amigos e familiares ou qualquer outra informação que ache importante para que todos possam começar a economizar com alimentação!
Eu gostaria de saber a sua opinião sobre a dica de hoje. Você já tentou alguma destas estratégias? Quais foram seus resultados? Qual a sua forma de economizar dinheiro nas compras de supermercado? 
Compartilhe conosco! Vamos todas economizar meninas!
Beijinhos
Maiara Xavier

4 comentários:

  1. Seu blog é ótimo! Conheci hoje e já estou lendo muitas postagens!!!

    Vou vir aqui sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Que felicidade receber esse comentário!!!

      Fique a vontade e volte sempre!

      Muito obrigada pela visitinha e pelo recadinho!

      Um beijão
      Maiara Xavier

      Excluir
  2. Seu blog é ótimo, adorei a história da herbalife!! Conitnue assim! Quem sabe, logo meu blog terá tanto sucesso quanto o seu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jasmin!!

      Que bom que gostasses do blog, espero que ele sirva de inspiração para sua vida.

      O seu com certeza será um sucesso, basta ter persistência para realizar seus sonhos!

      Beijão pra ti

      Excluir

Estar aqui significa que você já deu o primeiro passo em busca da sua independência financeira.
Muito obrigada pela sua participação!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...