quarta-feira, 6 de abril de 2011

Administradoras do tempo: Qual é o seu perfil?

Olá meninas, segue abaixo uma reportagem do Christian Barbosa que foi publicado no Jornal Carreira & Sucesso da Catho Online.

Aproveite a leitura e descubra seu perfil!



A gestão de tempo feminina tem muitas particularidades interessantes, desta vez, gostaria de comentar sobre os estilos de produtividade femininos, que consegui identificar durante a pesquisa para o livro “Você Dona do Seu Tempo”. Ela não se aplica da mesma forma e não se resolve de um jeito padrão, cada pessoa tem um estilo de vida que altera a forma de lidar com suas demandas diárias.

Abaixo, segue um breve resumo dos quatros perfis mapeados e alguns insights para começar a lidar com cada estilo. Claro que uma mulher pode ter todos os perfis durante o dia, com predominância de um ou outro em determinado momento. Vale lembrar que esses estilos também se aplicam aos homens. Veja:


Mulher Maravilha: A busca incessante – e estressante – para ser uma “solucionadora” de problemas! As mulheres desse perfil vivem com coisas urgentes e prioritárias para resolver e, ainda assim, encaram essas urgências como uma forma de vencer desafios e como superação. Os inconvenientes na super-heroína são o excesso de ação e pouco tempo focado no importante, além de um nível pequeno de planejamento e de uso de ferramentas de produtividade.



- O que fazer? Quando algo imediato aparecer, deixe de lado a vontade de resolver. Aprenda com a urgência, foque na prevenção, não apenas na solução. Converse com a equipe e descubra por que a atividade se tornou urgente. Uma ótima alternativa para auxiliar a diminuir o ritmo “heróico” é iniciar alguma atividade calma como ioga, alongamento, meditação, etc.;


Perfeccionista: Seguir seus planos e prioridades, essa é a principal característica da mulher deste perfil. Além de lidar muito bem com ferramentas de produtividade e as utilizar para fazer render o seu dia, as perfeccionistas têm um cotidiano extremamente orientado para resultados, isso porque elas possuem uma grande capacidade de manter o foco naquilo que é realmente importante. Mas a necessidade de fazer as coisas perfeitamente pode transformá-la em uma workaholic.



- Fique atenta! Se você é uma perfeccionista, a palavra chave para a organização das suas atividades é FLEXIBILIDADE. Não se cobre tanto nem se culpe pelo fato de o mundo não ser do jeito que você gostaria que fosse;


Espontânea: Você segue o ritmo natural das coisas para criar e interagir com suas prioridades? As coisas não precisam estar certinhas para estarem boas? Estas são as leis das mulheres que usam a espontaneidade e a criatividade para planejar o dia. Falta de tempo não é problema para você, já que consegue o tempo que for quando realmente quer. Mas tanta naturalidade pode aumentar o nível de interrupções diárias e fazer com que perca o foco.



- E agora? Aproveite a criatividade para desenvolver uma ferramenta que seja a sua cara. Conheço mulheres que usam cadernos sem pautas para organizar seus dias por meio de desenhos ou gráficos de mapas mentais. Sejam espontâneas no planejamento do tempo!


Super Mãe: O mais colaborativo de todos os perfis. A preocupação em excesso com outras pessoas e aceitar cumprir tarefas de terceiros – resultados da sua dificuldade em dizer “não” – são os principais motivos da sua agenda lotada.



- Solução: Quanto mais você se focar em você mesma, no que realmente faz sua vida evoluir e, não apenas agir, terá mais foco no seu papel - o “EU” - e mais facilidade para dizer não às outras pessoas. Um ponta-pé inicial pode ser dado na definição de uma meta pessoal extremamente clara e relevante, e utilizar seu tempo livre para alcançar esse objetivo.

Descobriu qual é o ser perfil?

Então, aprenda com ele, pois todos têm pontos positivos e pontos negativos que precisam ser contornados. Descubra o seu perfil predominante e reforce um modelo mental no sentido de aprimorar suas deficiências!



** Conheça mais do trabalho de Christian Barbosa acessando o site http://www.triadedotempo.com.br/ e www.maistempo.com.br


Fonte: Administradoras do tempo: Qual é o seu perfil? – Christian Barbosa - Jornal Carreira e Sucesso
Imagens Corbis

2 comentários:

  1. Muito Legal esse post....AMEIII...e me identifiquei com a Perfeccionista, não é a toa que vivo num estresse danado... tenho Sídrome do Pânico há alguns anos...MASSSS ENFIM o primeiro passo para a cura de qualquer coisa...é saber que se está doente né?Intão já comecei...desacelerei...Afinal o que se leva da vida É A VIDA QUE SE LEVOU!Bjs querida

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nice, em primeiro lugar muito obrigada pela sua participação, é muito importante para mim :).

    Em segundo lugar, é isso mesmo, tem que desacelerar, a nossa saúde em primeiro lugar!!!

    Continue se cuidando e cuidando da saúde do bolso, hehehe

    Volte sempre!!!
    Um beijo bem grande

    ResponderExcluir

Estar aqui significa que você já deu o primeiro passo em busca da sua independência financeira.
Muito obrigada pela sua participação!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...