segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projeto segunda-feira – Divirta-se cuidando do seu dinheiro.

Projeto segunda-feira – Divirta-se cuidando do seu dinheiro. Aprenda como!

Olá meninas,
A segunda-feira é o melhor dia da semana para começarmos novos projetos não é mesmo?! No final de semana, geralmente conseguimos um tempinho para pensar no que está acontecendo na nossa vida, enfrentamos alguns problemas que a rotina insiste em mascarar e vivemos situações que nos fazem acordar na segunda determinadas a fazer diferente!


Que tal colocarmos em prática a organização financeira começando hoje e agora?!  Criei um projeto chamado: Projeto segunda-feira – Divirta-se cuidando do seu dinheiro. Aprenda como!
Esse projeto foi criado especialmente para você que começa a semana cheia de motivação e está em busca do equilíbrio financeiro.


A partir de hoje e nas próximas 3 segundas-feiras vou trazer posts lhes ensinando como se divertir cuidando de suas finanças e assim alcançar seus objetivos financeiros, através de dicas para ter uma vida simples e equilibrada inspirada em muitos conselhos do Gustavo Cerbasi.

Aprenda como e onde cortar gastos sem abrir mão dos pequenos prazeres da vida, aprenda a regra da recompensa e viva motivada e de bem com seus objetivos financeiros.

Você vai perceber como fica mais fácil a mudança quando descobre que é possível se divertir ao mesmo tempo em que cuida do seu dinheiro.

Veja o que vai rolar por aqui nessas 4 semanas:

Então, vamos começar!

Parte I - Projeto segunda-feira – Divirta-se cuidando do seu dinheiro. Aprenda como!

Entenda porque achamos que é difícil lidar com as finanças
Eu costumo falar bastante sobre como pode ser divertido cuidar das finanças, que falar e lidar com o dinheiro pode ser muito gostoso.

Porém, muitas pessoas, dizem que sou louca por acreditar e pregar isso! Não posso criticá-las, pois a realidade sobre dinheiro que essas pessoas enfrentam é totalmente alimentada pela nossa cultura.

Não indo tão longe, no começo dos anos 90, com o plano Collor, ninguém tinha confiança na nossa economia e muitas pessoas perderam suas reservas financeiras. Difícil não viver com certa desconfiança né?

Além da situação econômica do país ter deixado fortes marcas na nossa forma de lidar com o dinheiro, nossa cultura de satisfação imediata e consumismo que vai ao contrário do que sites e livros de finanças pregam, também são grandes vilões na hora de tentar colocar as finanças em ordem.

Depositamos nossas carências e frustrações na terapia das compras, comprar para suprir alguma necessidade emocional.


Outro inimigo de uma vida financeira saudável é a necessidade de ter para ser. Compras motivadas pela necessidade de manter um status. Muitas pessoas caem nesse ciclo vicioso de se vestir com a última tendência da moda, ter o carro do ano e a nova geração de celulares, isso leva uma boa parte das nossas finanças e o principal motivo é manter um status de poder e riqueza. Para mim, essa não é a verdadeira riqueza! É uma armadilha!

Se você estiver buscando por mudanças na vida financeira, querendo sair de uma situação difícil e encontrar nas pesquisas feitas no Google um artigo com esse título: “Economize hoje para garantir a aposentadoria” talvez lhe faça desistir antes mesmo de começar! Quem é que se motiva ao pensar em perder os prazeres da vida para pensar num futuro distante e obscuro?

Achamos difícil lidar com as finanças porque entendemos (equivocadamente) que para sermos bem sucedidos precisamos nos privar de momentos prazerosos na vida, ou ainda, associamos a riqueza com soberba, a economia como mesquinharia e não possuímos educação financeira.



Chega de tanta complicação! Tudo é bem mais simples do que imaginamos.

Bom, depois de entendermos porque achamos difícil lidar com o dinheiro, precisamos fazer você mudar esses pensamentos que estão enraizados na sua mente.

Por isso fique ligada, na próxima segunda-feira continuaremos essa conversa! Mantenha-se focada nessa semana, navegue pelo blog Mulher Rica e comece a definir seus objetivos financeiros!  

O projeto começou e você está de parabéns por buscar soluções para resolver sua vida financeira!

Um beijo e uma ótima semana!
Maiara Xavier

4 comentários:

  1. Olá Maiara, estava procurando sites sobre finanças, dinheiro e economia voltados para mulheres, acho que temos necessidades diferentes e visões diferentes. Por isso estou aqui, lendo seu blog e tenho alguns comentários sobre o tema acima.
    Particularmente não concordo que essa história de "Cortar o cafezinho não é a solução", "Você não vai ficar rico/a abrindo mão do cafezinho", entendo que a mensagem é, ninguém consegue viver muito tempo com restrições, isso eu concordo plenamente, mas literalmente, economizar no cafezinho faz sim uma diferença no final do mês. Posso dar exemplos ou sugestões de trocas inteligentes. E para nós mulheres, abrir mão do "pretinho" básico extra, é mais do que possível visto que temos muitas outras "diversões", o que já não é o caso dos homens. Estamos falando daqueles cafezinhos que tomamos e não fazemos contas, não estou falando do café da manhã ou daquele café da tarde que algumas pessoas tomam.
    Há mais ou menos dois anos venho fazendo experiências para economizar, e concordo que é realmente difícil hoje em dia, lidarmos com nossa vaidade e mudar o estilo de vida, que cá pra nós, parece que todo mundo já é rico. Se vivêssemos em Cuba, talvez fosse mais fácil economizar, não ter carro, não ter o último celular, não seguir marcas e modismos, e não parecermos uma extraterrestre, tudo isso é caro e muitas vezes desnecessário.
    O primeiro ponto é: o objetivo. Se a pessoa não souber o motivo pelo qual irá restringir ou racionalizar suas compras, ela simplesmente não o fará. Se não souber por que investe, ela investirá por impulso e na primeira emergência irá perder tudo, porque não mudou a cabeça, não tem sangue frio para dinheiro. O segundo ponto é: o perfil / autocrítica. Este é um ponto muito importante, nestes dois anos conversei com meus colegas, amigos e parentes e descobri que há pessoas que simplesmente não conseguem ver o dinheiro "sobrando" ou “parado”, eles precisam pagar uma conta - ter uma prestação - ou eles irão dar um destino, geralmente trágico para o dinheiro.
    Sempre há uma solução ou sugestões para cada caso, no comentário “Cortar o cafezinho não é a solução” eu responderia: depende. Se você tem uma cafeteira linda no escritório, então não precisa tomar um café na rua, se você está em ótima companhia, o café vale a pena, se é um café de business, esse também vale o investimento, se é um café só para acompanhar os colegas de trabalho, torne-o menos frequente, não significa que você não irá, você pode simplesmente acompanhar, tomar café em dias alternados. E não precisa dizer que está economizando, porque será motivo de piada, diga que não quer tomar café agora, que você tomará depois ou que está diminuindo a quantidade de cafés, é uma resposta delicada e que todos aceitam. Você pode eleger o dia do café, as sextas-feiras, por exemplo. Há formas divertidas de lidar com as restrições. Kenia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kenia,

      Amei tua participação! Tudo muito bem colocado.

      Espero que o Mulher Rica possa te ajudar nas dúvidas, necessidades e curiosidades financeiras e alcances teus objetivos.

      O que eu fiz no blog em relação ao cafezinho, foi uma analogia, em relação as coisas boas da vida, que não adianta nos privarmos de tudo que nos faz bem para termos sucesso na vida financeira, porque vai ser dificil manter o foco por muito tempo.

      Mas com certeza juntar e economizar em pequenos gastos ajuda e muito.

      Leia o outro post sobre o projeto http://mulherica.blogspot.com.br/2013/06/cuidar-das-financas-pode-ser-divertido_10.html, falei um pouco mais detalhado sobre isso.

      O importante é encontrar o equilibrio na vida, em tudo!

      Volte mais vezes querida e sinta-se a vontade em participar!

      Excluir
  2. Muito boas as dicas, já comecei a pensar em engordar meus investimentos que mesmo sendo investimento acho que guardo muito pouco ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jaires!!!
      Que bom, isso é ótimo!!!
      Foca ai nos investimentos e se conseguires dar uma engordadinha rápida ajuda na motivação!!!

      Sucesso aí!
      Abraços

      Excluir

Estar aqui significa que você já deu o primeiro passo em busca da sua independência financeira.
Muito obrigada pela sua participação!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...